visualizações

Feer

Colunistas

Contato & Anuncie

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Arranjos e Flores


Flores são ótimos presentes e embelezam os ambientes quando usadas como objeto de decoração. Elas nos ajudam a demonstrar carinho e cuidado para com aqueles que amamos, seja em datas especiais, seja nos momentos difíceis. Mas, o prazer de dar e receber flores vem acompanhado de certa tristeza em saber que, em breve, elas murcharão e perderão suas lindas cores e perfumes. Existem, no entanto, maneiras de conservar suas flores frescas por mais tempo, prolongando a alegria que os belos arranjos e buquês trazem aos ambientes. Isso sem mencionar que tratá-las com atenção e cuidado, por si só, já é um prazer.


Passo a passo para conservar suas flores frescas por mais tempo

1. Tenha em mãos uma tesoura de jardinagem ou um facão bem afiado para que o corte seja preciso e não rache ou esmague o caule das flores.
2. Faça um corte diagonal de 2 cm na base do caule das flores, uma de cada vez. O corte feito na diagonal aumenta a área de absorção de água e nutrientes para a planta.
3. Remova as folhas mais baixas para que não fiquem em contato com a água do vaso onde o arranjo será colocado e apodreçam.
4. Não remova os espinhos das rosas, isso tende a encurtar o tempo de vida delas.
5. Lave e desinfete o vaso no qual você irá colocar suas flores. O ideal é que, a cada troca de água, o vaso seja higienizado. Vasos de prata são melhores porque tem ação antibactericida, o que prolonga a vida das plantas.
6. Prepare a seguinte solução e a despeje no vaso, antes de colocar as flores:
•  1/5 copo de água filtrada fria
•  2 colheres (de sopa) de vinagre branco
•  1 colher (de sopa) de açúcar
7. Complete a solução com água fria até que o nível da água alcance cerca de dois a três dedos da base do caule da planta. Não é preciso mais do que isso.
8. Para manutenção, corte o caule na diagonal cerca de 1 cm, e troque a água e a solução todos os dias, ou a cada dois dias.
9. Não deixe água acumular no prato de proteção do vaso.
• As flores frescas cortadas devem ser usadas para decoração de interiores, isso porque não devem ser expostas diretamente ao sol. O lugar onde for colocar suas flores deve, portanto, ser arejado e com iluminação indireta.
• Excesso de umidade também é nocivo. Em cidades cujas taxas de umidade do ar sejam altas, como nas cidades litorâneas, é recomendável fazer uma proteção de vidro para as flores, ou colocá-las em salas com ar condicionado.
• Não fique tocando nas flores e folhas. Folhas e flores também não precisam ser regadas. Se, por algum motivo, as flores acumularem pó sobre suas pétalas, use um secador de cabelo na temperatura fria e menor potência, para limpá-las.
• Colocar as flores na geladeira por 6 horas antes de montar os arranjos, fará com que as flores conservem-se bonitas por mais tempo.
• Existem ótimos compostos conservantes de flores no mercado. Eles são eficientes e podem ser adquiridos com facilidade.
• O cobre é fungicida, por isso colocar uma moedinha de cobre no vaso, ajuda a conservar as flores, embora possa modificar um pouco suas cores.
• Uma tampa de água sanitária ajuda a conservar suas flores por mais tempo, entretanto, o caule pode adquirir uma aparência esbranquiçada. Uma alternativa à água sanitária é usar uma tampa de anti-séptico bucal.
• A aspirina é ácida e impede as bactérias de se proliferarem. Porém, não é tão eficiente quanto os conservantes de flores vendidos no mercado, e pode ser mais cara se você trocar a água todos os dias.
• Em flores que soltam leite, como o bico de papagaio, passe água quente para retirar o leite ressecado antes de colocá-la na água fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário